7 de maio de 2009

CHORADEIRA

É por saber que a colega Ana Elisa, gestora do blog informal (não oficial), da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM), segue atentamente as recomendações do “Veterinário precisa-se…”, que aqui volto ao gasto tema da “campanha de vacinação anti-rábica”.

Correndo o risco de ser desta que este site fecha de vez, dada a sua extrema dependência dos accionistas Municipais, não posso, por dever de consciência, deixar de reflectir sobre a choradeira dos Médicos Veterinários Municipais (MVM) a propósito do desempenho da Autoridade Sanitária Veterinária Nacional.

Curiosamente, quando se fala da Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia, não se permitem críticas nem sugestões.

Apesar da natureza desgarrada das iniciativas dos MVM, conforme aliás se deduz dos destaques dados no blog da ANVETEM, qualquer chamada de atenção sobre a ausência de estratégia ou simples coordenação da actividade dos MVM, é imediatamente rechaçada a soco e murro.

No entanto, sobre a Autoridade Sanitária Veterinária Nacional permitem-se todos os dislates e até referências não fundamentadas (e esta característica é que é grave) sobre a competência ou incompetência dos colegas a nível central.

Não está sequer em causa a utilidade do modelo cujo preenchimento a Direcção-Geral de Veterinária (DGV) vem agora impor, terá tanta lógica ou utilidade técnica como os modelos inventados na década de 80. Não está sequer em causa também, a manifestação de desagrado, essa compreende-se perfeitamente… REPITO: compreendo perfeitamente.

Outros aspectos estão em causa, a começar pelo facto da ANVETEM assumir o dever de representação da profissão, substituindo-se à Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), com a agravante da sua presidente ter assento no Conselho Directivo (CD).

Poderá até ser invocado esse direito dada a especificidade do tema, isso não se põe em causa, mas a atitude fragmenta os esforços e a capacidade de reivindicação da profissão. Não canalizar pela OMV esse “protesto” é contribuir para a desunião e não quero crer que seja esse o papel que a presidente da ANVETEM pretende desempenhar no seio do CD.

Por outro lado, o que a ANVETEM no fundo parece lamentar são os prejuízos para a “eficiência” pessoal dos MVM, esquecendo-se que é a DGV que lhes paga reservando-se, por isso, no direito de estabelecer as regras dessa prestação, mesmo que sejam regras menos boas.

É que os MVM não são obrigados a prestar esse serviço… SALVO RARAS E HONROSAS EXCEPÇÕES, no dia em que a campanha passar a ser inerência de funções sem direito ao pagamento de qualquer comparticipação, os MVM serão os primeiros a dizer que assim não querem.

Já aqui disse e repito: Sol na eira e chuva no nabal é o que quer o Veterinário Municipal… e até estão no seu direito, não discuto, o que sublinho é que isso lhes retira razão e argumentos e, por esse motivo, o protesto soar a choradeira.

20 comentários:

ana elisa disse...

"...no woman, no cry...no woman, no cry"

ana elisa

Anónimo disse...

Eu acho que a situação inverteu-se e o clintzinho é que se tornou viciado na ANVETEM, e qualquer dos bitaites que possas mandar acredita que ninguém te leva em consideração. Ainda és muito pequenino para isso!
Quanto à choradeira, diz-se na minha terra que "quem não se sente não é filho de boa gente".
Assim caro clint, já que és asssíduo do blog da anvetem pode ver que as acções dos municipais, muitas das quais provavelmente desconhecias, e se reparares estamos bem acima da campanha de vacinação ani-rábica, e se a temos de fazer de acordo com as regras da DGV também se exige respeito pelo nosso trabalho que é coisa que tem faltado.
Também não compreendo as tuas duvidas relativamente à presidente da ANVETEM ou sua idoneidade, mas provavelmente deverias candidatar-te a presidente da OMV já que andas em campanha há bastante tempo e queres dar a ideia de omnipresente.. ou se calhar apenas gostas de mandar os teus bitaites a ver se dá sol no teu nabal.

Anónimo disse...

Caro Clint

Acho a sua observação muito oportuna, classifico-a na escala do blog da ANVETEM como excelente.
Claro que as preocupações dos Municipais devem ser levadas à OMV para as discutir com a tutela.
Claro que faz falta uma coordenação por parte da DGV

Anónimo disse...

Este Clint velhaco na sua argomentação enrodilhada evidencia sempre a mesma patologia: umas vezes azedume, outras vingança, outras inveja e frustração. É com estes ingredientes que tu e dois ou três compinchas ides publicando neste espaço. E se ao que dizes, fosse dada credibilidade e verdadeira importância, tinhas o condão de pores os veterinários todos em crispação, uns contra os outros. Mas não, é melhor encarar o teu perorar como música para os ouvidos...
Em relação aos MVM tens uma verdadeira obsessão. A tua conversa de hoje parece dum burocrata de topo, com a pasta da reforma da administração pública.
Até seria interessante discutir o tema que propões, como muitos outros, mas adicionas tais ingredientes que concluo que é pura perda de tempo.
Já a seguir vêm os teus ajudantes de campo a dar mais música...

Anónimo disse...

Caro Clint
Em primeiro lugar quero dizer-lhe que habitualmente concordo com a generalidade das opiniões que aqui expõe. Mas pelo menos desta vez não está a ser justo pq está a confundir algumas árvores com a floresta.Pela parte que me toca e sou parte interessada (MVM)e penso q não serei único, também nunca percebi pq é q a dita não era executada por inerência. Pelo que escreve não tem o Vet Municipal em boa conta, pq só quer vantagens. Será que fala do que sabe? Fez uma amostragem correcta? Ou contaram-lhe algo?

Anónimo disse...

O Sol dá um belo bronze, mas tb pode dar um belo cancro.

Clint disse...

I remember when we used to sit
In the government yard in trenchtown.
And then georgie would make the fire lights,
As it was logwood burnin through the nights.
Then we would cook cornmeal porridge,
Of which Ill share with you;
My feet is my only carriage,
So Ive got to push on through.
But while Im gone:

No, woman, no cry;
No, woman, no cry.
Woman, little darlin, say dont shed no tears;
No, woman, no cry.

Eh! (little darlin, dont shed no tears!
No, woman, no cry.
Little sister, dont shed no tears!
No, woman, no cry.)

Não me parece que tenha entendido a letra... mesmo sem apreciar em particular Bob Marley...

Clint disse...

1. Sou viciado... na dignificação do trabalho do Médico Veterinário... também por isso aqui divulguei o blog não oficial da ANVETEM...
Apesar de tudo, dou-lhe uma certa razão... tenho vindo a registar os destaques dados às actividades dos MVM... quando o blog informal da ANVETEM fizer anos apresentarei as estatísticas... se o Conselho de Administração entretanto não mandar encerrar isto...

2. Sei que há acções dos MVM muito dignas, aliás não disse o contrário... são é desgarradas dum planeamento e coordenação global ou regional, e dependem mais do carácter e empenho individual deste ou daquele MVM que de um contexto específico... e isso sabe BEM a ANVETEM.

3. Onde estão os seus comentários quando aqui crítico a falta de organização da DGV???

4. Não ponho em causa a idoneidade da presidente da ANVETEM. Leu isso onde??? Limitei-me a criticar dois aspectos específicos e argumentei sobre isso... não se pode?

5. Este é um blog de bitaites, como se pode ler no editorial... "Opiniões, reflexões e outras expressões, sobre a lusitana profissão Veterinária...", assumidamente!

Clint disse...

Caro, Caro Clint...

É bom saber... saiba que apesar de tudo o mais importante (para mim) é a reflexão sobre os assuntos... desapaixonadamente... quando isso deixar de acontecer morremos!

"...o que faz falta é animar a malta..."

Clint disse...

1. Este Clint não é velhaco... muito menos na argumentação...
Aqui procura-se objectividade!

2. Não sei onde vê azedume... procuramos ser bem humorados.
Vingança? Inveja? De quem?
Frustração? Sim... muita! Pelo facto da profissão Veterinária não ter atingido um patamar de dignidade e respeito social que merece... mau grado muitos Veterinários terem justamente atingido esse nível.

3. Pôr os Veterinários em crispação uns contra os outros??? Deve estar a confundir isto com a OMV... aí sim alguém foi capaz de gerar tamanha confusão que vão demorar anos até sairmos da "crise".

Não se esqueça do seguinte: ao "Veterinário precisa-se..." só vem quem quer... mas à Ordem todos temos de ir... por isso a credibilidade da OMV é que interessa, não o que aqui escrevem 2 ou 3 bacanos.

4. Tenho uma obsessão com os MVM... a de achar que a prazo podem ser postos em causa... continuem os MVM a fechar os olhos à realidade e depois não se queixem... Pense sobre isto:
- quantos concelhos (dos 309) não têm MVM?
- quantos MVM estão deveras constrangidos na sua actuação pela Edilidade?
- quantos MVM estão hoje já contratados ao abrigo do novo código do trabalho que a DGV não reconhece por isso susceptíveis de enquadrar na comparticipação central de 40%? (pergunte ao Álvaro Amaro... ex-Secretário de Estado da Agricultura)
- quantos MVM não desistiriam da campanha de vacinação anti-rábica se a mesma não fosse subvencionada?

5. "Até seria interessante discutir o tema que propões, como muitos outros, mas adicionas tais ingredientes que concluo que é pura perda de tempo." Que ingredientes? Não percebi!

Clint disse...

"Pelo que escreve não tem o Vet Municipal em boa conta, pq só quer vantagens. Será que fala do que sabe? Fez uma amostragem correcta? Ou contaram-lhe algo?"

Tenho o MVM enquanto "instituição" em muito boa conta, julgo mesmo que a profissão tem dedicado pouca atenção ao sector.

Admito até que possa estar a confundir a árvore com a floresta... mas uma maça podre pode apodrecer um cento.

Talvez fosse boa ideia a ANVETEM fazer um trabalho estatístico SÉRIO... sobre o papel que os MVM desenvolvem.

Falo do que sei comprovadamente... mas note: nunca aqui falei, nem falarei de casos específicos. As minhas críticas são à forma como os serviços oficiais estão organizados e são geridos... neles incluídos os MVM.

Samurai disse...

Clint!

Uma no cravo, outra na ferradura!

Francamente é hábil mas ineficaz, por falta de coerência das respostas face ao post que colocou.

Lamento que não se diga com todas as letras que o estatuto do MVM é um caso à parte nas actividades dos veterinários, particularmente as oficiais.

Não se trata de querer "sol na eira e chuva no nabal", vai para além disso, pois existem muitos Colegas MVM que desenvolvem um excelente trabalho e que são tidos em grande conta , por toda a gente, no seu concelho.

Mas outros, cada vez menos, são a causa de muita da má imagem que mancham esse grupo de veterinários.

A campanha anti-rábica está legalmente atribuída aos MVM( como actividade privada) e certamente que estes têm de seguir as instruções da DGV( organismo responsável) e é natural que façam uma análise crítica às mesmas, devendo transmiti-las obrigatoriamente. Por só assim serem eficazes.

Tenho TODAS as dúvidas que ainda esteja certa a atribuição aos MVM o exclusivo da campanha em razão de constituírem actividades não decorrentes das suas funções, mas de uma compensação de honorários( por incapacidade orçamental das CM) e que vem de longe(demasiado).

Certamente que nos dias de hoje existem outras realidades( honorários base uniformizados em todo o país) e muitos outros veterinários com condições e disponibilidade para a fazerem.

As condições em que se efectuam algumas concentrações é que são uma vergonha e que nos envergonha como Classe.

Certamente era uma boa oportunidade para se evitarem situações nada abonatórias das condições em que as mesmas decorrem

Revoltante é também o que se passa com muitas aldrabices em que aparecem alguns a fazerem a "campanha", antes da oficial e a dar origem a práticas que se exige o CPD deve sancionar.

Ao fazermos apenas a crítica aos "papeis" que a DGV manda não vamos a fundo do problema, que tem mais importância do que muitos lhe querem atribuir.

Triste é a Ordem não sair a terreiro e tomar posição sobre a reclamação que a AVENTEM apresenta.
A justificação certamente não será a Ana Elisa não ter chamado a atenção para a questão.

Clint disse...

Caro Samurai,

Concordo com o que disse. Certamente que muitos dos "males" não se devem à colega Ana Elisa... Aliás muitos dos problemas são mais velhos que a própria colega... Contudo, não é menos verdade que a colega assumiu funções que a colocam numa posição de muita responsabilidade: presidente da ANVETEM e membro do CD da OMV.

Quanto à incoerência... rejeito. Aquilo que venho dizendo ao longo do tempo é sempre o mesmo. Relativamente aos MVM e à campanha anti-rábica em particular... a prova está em muitos posts que aqui fui vertendo.

Não assumo ser "dono da verdade" (que naturalmente não sou), mas acho que toda a problemática associada à campanha de vacinação anti-rábica deveria ser discutida profundamente pela profissão... de forma racional e pragmática, deixando emoções à parte. A não ser assim vamos apanhar de chofre (e os MVM em particular) com uma decisão mais fundamentada "politicamente" que alicerçada na ciência e na técnica.

Tive oportunidade de assistir ao Conselho Técnico da DGV (ao tempo DGP ou DGSP, já não me lembro), ainda não havia OMV, onde se decidiu suspender a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa... uma vergonha! A decisão tomada, que aliás não podia ser outra que não a de acabar com a referida campanha, em vez de se fundamentar nas questões de natureza técnica (argumentos não faltavam), baseou-se no facto de os Médicos Veterináriuos serem relapsos na execução da dita campanha.

É disso que nos temos que proteger.

Sempre acrescentarei que me parece muito má a compartimentação profunda dos diversos sectores da profissão... que haja associações sectoriais, acho muito bem... mas os problemas têm de ser colocados e defendidos a uma só voz, e essa não pode ser outra que a da OMV.

Anónimo disse...

DESGARRADAS........
.....só conheço o triste do fado!!!!!!


Então lorpas do catano o veterinário Municipal faz parte (em ordenado) 60% da sua Municipalidade, daí a sua prestação de trabalho.......e então querias que o ministro da administração Interna viesse a coordenar as outras ações da autarquia.....
.............BURRO....PENSA....
O Médico Veterinário é uma Autoridade local, mesmo quando há probelemas com a hierarquia presidencial, por vezes com errros e desmandos desses por incompetência ,ignorância ....e se encontram em terrenos apertados acredita que logo aparecem para comer á mão....do seu médico Veterinário Municipal.....
Da campanha da RAIVA, por RAIVA nem vale a pena falar, mas acredito que a tal de DG"B"já fez com aquela cambada da RITA profissional, do PINAladem e do BARÃO de AGIÓN mais a JÚ tentativa de adjudicar aos das clínicas dos pequenos animais a vacinação .....mas esses mandaram-nos ir BUGIAR e CAGAR longe com aquele preço.....(os gajos das clínicas querem FERRO....e com razão....serviço social é outra coisa.....pode ser aquilo que faze,m os MVM's).........


Não reduzam isto à conversa barata e inconsequente.......

DESGARRADAS....era o que faltava.....o que eu vejo é cada vez mais alto serviço municipal de qualidade, apaixonado, competente............executado pelos VETES das autarquias!!!!!!

(VOLTAREI........)

Anónimo disse...

Não concordo com a Vossa posição de ser desprestigiante a campanha anti-rábica no exterior, tudo depende da forma e vontade com que é conduzida. Ao longodos anos criei uma série de medidas que tornam o espaço higiénico e prestigiante para este acto clínico, desde uma carrinha com tenda de campanha, a boas condições de abrigo, a limpeza e desinfecção dos locais, mais uma vez estão VExas a generalizar.
Duvido que qualquer das clinicas do concelho conseguisse montar assim uma estrutura.
Mais uma vez Clint deves sair do gabinete e ver que as coisas mudaram. Posso até convidá-lo a assistir a uma das minhas concentrações.
Presitigiante para mim é ver durante o dia os agradecimentos das pessoas pela vacinação a baixo custo e a palavra amiga que as espera, pois de outra maneira e todas dizem isso, nunca iriam vacinar o animal a outro lado, quer pela distancia quer pelos preços das clinicas.
Por isso meus amigos deixem-se de tretas e façam algo positivo pela sociedade. Tenho dito.

Anónimo disse...

Respeiro os MVMs assim como respeito todos os colegas (os bons). O que posso dizer e isso digo para todos os MVMs é que estou a 30 km do Porto e tenho 4 colegas que infelizmente não dignificam em nada a classe veterinária, nem digo dos MVMs...a realidade dos pequenos centros urbanos é preocupante onde o médico veterinário municipal simplesmente se transformou no "médico do abate e no médico da campanha" (palavras de clientes)...Em meu raio de acção conto com um excelente MVM e esperava que o do meu município assim o fosse. Acompanhei 1 vez a campanha junto do colega MVM, o que posso dizer é que a campanha era mesmo só vacinar e com uma cara de "poucos amigos" inibindo os proprietários dos animais de fazer qualquer pergunta, alguns mesmo sendo mal tratados...observei muitos cães com dermatofitoses e outros problemas que deveriam ser notificados mas foram simplesmente ignorados....das poucas palavras que ouvi foram as lamúrias sobre a diminuição das vacinas aplicadas e logo da diminuição da remuneração atribuída...isso mesmo...não estou a inventar...os 4 canis municipais próximos fazem o trabalho que a maioria das pessoas conhece...o "abate" (termos da população local) e só..é essa a visão da carreira de MVM a 30 km do Porto...e tb a minha...desculpe a indignação...

Anónimo disse...

Pelo menos o clint aprendeu uma coisa, que foi a controlar os comentários. enviei um ontem que não foi publicado. O lápis azul anda forte...

Clint disse...

Caro aficcionado pelas desgarradas...

Uma acção desgarrada ter outro significado. Obrigado pela possibilidade que me dá de esclarecer.

1. "O Médico Veterinário é uma Autoridade local..." este é o primeiro logro, mau grado a capacidade de muitos MVM saberem usar essa Autoridade, de facto sob o ponto de vista formal, repito formal a Autoridade é do Presidente da Câmara, pois ele pode revogar todos os actos do MVM.

E este é um aspecto muito importante, porque a Autoridade tem uma componente individual, cujo exercício tem uma natureza meramente pessoal e por isso nuns casos funciona bem, enquanto que com outros MVM funciona muito mal, conduzindo muitas vezes à demissão das funções que lhe eram supostas conduzir.

2. "...probelemas com a hierarquia presidencial...", quem os não tem!

Quanto ao ir "comer à mão" é que tenho as minhas dúvidas... a não ser em ano de eleições (como é o caso)... diria mais... vão é debicar à mão.
Conheço um colega municipal a quem o presidente simplesmente solicitou para, nas vilas e lugares, mobilizar os munícipes tendo em vista apoiar a sua re-candidatura... o colega foi diligente...

3."Não reduzam isto à conversa barata e inconsequente...". Foi por isso que o Conselho de Redacção (interino) publicou o seu comentário: para que se ouça e da próxima vez se exprima com mais clareza, sem ser ofensivo e usando de vocabulário mais adequado.

4. "(VOLTAREI........)"... sempre que lhe apeteça, mas reconheça que ninguém é dono da verdade e geralmente esta não está toda do mesmo lado, aliás, se o serviço prestado pelos MVM é de tão alta qualidade, apaixonado e competente, nem sei porque é que estamos para aqui a falar... nem porque é que usou de linguagem de botequim e num tom tão agastado.

Clint disse...

Meu Caro, "Posso até convidá-lo a assistir a uma das minhas concentrações."...

Com todo o gosto, basta para tanto que me remeta, por correio electrónico (eutanasia@sapo.pt), o convite, indicando o dia, hora e local que sugere.

Se desejar que a visita se mantenha no anonimato e por isso funcione apenas com "estudo" para o Conselho de Redacção (interino) do "Veterinário precisa-se...", basta que o solicite.

Agradeço a sua atenção e opinião.

Clint disse...

"O lápis azul anda forte..."

Acho que comentou antes de dar tempo ao Conselho de Administração (demissionário) aprovar ou não o comentário em causa...

Como no dia anterior não foram rejeitados comentários, o seu já aqui está... mas cuidado que comprámos agora uns Caran d'Ache azul céu de inverno suíço brilhante...