4 de maio de 2009

MAIORIDADE VETERINÁRIA

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), criada pelo Decreto-Lei 368/91, de 4 de Outubro, atinge este ano a “maioridade”... 18 anos!

Se durante algum tempo foram desculpáveis os tropeções e o estilo desengonçado, próprios da adolescência, chegou a altura de se assumirem a maturidade e responsabilidade de “pessoa adulta”... não há mais desculpas.

A OMV deve abandonar a atitude envergonhada e vacilante face ao poder... a OMV deve sair à rua e conviver com os seus pares sem medo de ser barrada pelo direito de admissão ou receosa que lhe peçam o Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão) que prove a sua maioridade.

Para isso a OMV precisa de um Bastonário mais novo, não aposentado, dinâmico... tem que ter o apoio da juventude da profissão, sem enjeitar a sabedoria dos experientes... tem que ter a irreverência dos seus 18 anos, enxertada naquela sabedoria... tem que ter, sobretudo, capacidade de sonhar e sentido de missão.

A crise de adolescência em que anda metida há vários anos tem que ser rapidamente superada, ganhando autoridade e poder, para se afirmar como digna e eficaz representante de todos os Médicos Veterinários.

A OMV deve projectar-se na Sociedade como competente para tomar nas suas mãos o destino de assuntos de importância capital, como a Saúde Pública, o Bem Estar Animal e a Protecção do Ambiente.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa pázinho.............

O sonho comanda a vida.....

O problema não está nos 18 anos da nossa Ordem,está nos 18 que um dito senhor exagerou no poder e nas atitudes, quase confundindo tudo e todos.

A nossa Ordem é um sinal dos tempos da luta,é a primeira reconhecida pós 25 de Abril....sinal da liberdade da democracia....da cidadania!!!

A longa noite é um drama...seguida deste crepúsculo mofento...que nada trouxe de novo a não ser o desprestígio para a classe...veja-se o bastonário nem ser recebido pelo Ministro da tutela...(espero tê-los no dia 16 de maio na utad para os fazer abraçar)...

Já se fala em alguns nomes para sucederem ao Sameiro e sua equipa,esperemos que quem vier venha por bem...conheça os problemas,tenha capacidade de sonhar,diálogo, ideias,equipa,juventude, activo respeitável, respeitado e desejo que seja uma imagem que todos gostemos de nos revermos...


A nossa Ordem hoje é uma miragem e das más!!!

Vou acabar com uma adaptação do poeta:
-A Minha Pátria é, a minha Ordem!!!

Anónimo disse...

pen'ç'ei que era :
-mediocridade veter'nária

Anónimo disse...

PORRA!
ERA SÓ O QUE FALTAVA!
UMA ordem a TUA E NOSSA PÁTRIA?

RECONSIDERA LÁ OS VALORES, PORQUE DEVES TER BEBIDO UNS COPOS!

Anónimo disse...

E é urgente que haja Ética e Moral e que se acautele a separação de interesses.
Pelo menos que não seja tão escandalosa como agora.
Vamos todos pagar para que os profs tenham garantidos os seus rendimentos. Assistimos a um autentico assalto aos nossos bolsos!!!

Anónimo disse...

Cargo, já cheira a Eleições!

Não parece ser por acaso este post do Clint ou do Conselho de Administração do "Veterinário precisa-se..." ou seja lá de quem for.

Lá que tresanda a Eleições é uma realidade e parece que há uma certa acertividade na marcação de "pontos"!

O que esta Ordem precisa é que demonstrem que não parou ou que não a pararam e que a Classe quer que ela evolua.

Espero que não seja como nas outras associações onde parece haver uma alergia às eleições, primeiro foi no Sindicato, depois na Sociedade...espero que isto não se pegue.

Vamos lá a abanar isto, porque é preciso quem tenha CABEÇA e EQUIPA, não basta ter vontade ou vaidade!

Sovet