2 de maio de 2009

S. PEDRO DE RATES

S. Pedro de Rates, no concelho de Póvoa do Varzim, está ligado, pela lenda, ao culto da fertilidade, ainda que tenha sido à castidade que se converteu a princesa salva pelo santo patrono de Rates, um dos bispos peninsulares ordenado pelo apóstolo Tiago.

Em tempos nada dados a registos sobrenaturais, S. Pedro de Rates continua associado a fenómenos não menos surpreendentes no domínio do produção animal. Com todos os controlos sanitários e registos de rastreabilidade, na “Feira de gado de Rates” continuam misteriosamente a desaparecer animais... debaixo do nariz da toda a gente.

O mercado de gado, gerido pela Associação dos Produtores de Leite e Carne do Baixo Minho (LEICAR), já chamou a si a atenção da Direcção-Geral da Veterinária, muito embora não se entenda a passividade dos Serviços Veterinários da Região Norte.

Perante o ruído de fundo, gerado por eventuais irregularidades no controlo sanitário e do bem estar animal naquela feira, a falta de intervenção dos Serviços Regionais só pode se classificada de conivente ou incompetente.

Tinham de ser os activistas da Animal Angels a levantar a ponta do véu desencadeada por ameaças de funcionários ou utilizadores da feira, conforme noticiou o Público.

A queixa, que a Animal Angels promete levar a instâncias europeias, compromete a LEICAR, enquanto entidade a quem compete em primeiro lugar garantir o bem estar dos animais e o cumprimento da lei, mas compromete sobretudo os Serviços Veterinários Oficiais pelo desinteresse e falta de atenção, comprometendo por isso a profissão Veterinária Lusa.

Ao presidente da LEICAR, José Campos de Oliveira, fica mal apelidar a Animal Angels de fundamentalista... trata-se de uma organização com credibilidade e grande capacidade de lobby na Europa. Mesmo que não fosse aquele o caso, a afirmação revela uma enorme contradição quando confrontada com o argumento da posse de uma carta de uma organização semelhante, com sede na Alemanha, que avalia o mercado de S.Pedro de Rates como o melhor do país...

Convenhamos, ou estas organizações são fundamentalistas e por isso pouco dignas de crédito, ou as suas avaliações, pelo contrário, substantivas bastante para nelas se sustentarem os argumentos da LEICAR.

3 comentários:

Anónimo disse...

Devem ser aqueles que ganham milhões á custa dos produtores de leite que andam a disfarçar, e agora a manobra de diversão é a feira da LEICAR.



Os malandros são assim!

A ver vamos. CALMA
Ou só há bons veterinários do outro lado?!acho que não!

Anónimo disse...

NOVO LIVRO


LEISMANIOSE CANINA
gabriela s-g
isabel pf
2009, merial. chaves ferreira publicações

mais um gesto de louvar, um livro de estudo e consulta, á disposição da classe e do país.

Clint disse...

Caro anónimo,

A quem atribui manobras de diversão? e que lado é esse onde também há bons Veterinários?

Sinceramente não percebi o alcance do seu comentário. Qualquer esclarecimento é bem vindo.