26 de maio de 2009

"VETERINÁRIO PRECISA-SE..." EM PENICHE

Entre os dias 22 de Maio (Dia Internacional da Biodiversidade) e 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente), o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) leva a cabo uma iniciativa que designou de Dias Verdes, com o objectivo de divulgar a rede NATURA 2000.
Em 2009 os “Dias Verdes” são dedicados aos “30 anos da Directiva Aves”.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) não poderia deixar de se associar, tendo, no âmbito do projecto de rede ibérica de monitorização de aves e mamíferos marinhos, organizado uma acção de observação de aves marinhas, no cabo Carvoeiro, em Peniche, junto à célebre “Nau dos Corvos” (ilhéu escarpado junto à costa), que dá aliás nome ao restaurante ali existente.

O “Veterinário precisa-se...” não pode deixar de agradecer a disponibilidade do colega que participou nas observações e colocou ao dispor da nossa redacção as imagens e experiência recolhida no local onde, Joana Andrade, da SPEA, orientou os diversos participantes e curiosos.

Balanço: para além das muitas gaivotas de patas amarelas, foram vistos andorinhões, cagarras (várias), pardelas, alcatrazes (dois belos exemplares), corvos marinhos e uma família inteira (dois adultos e dois juvenis) de falcões peregrinos, a viver na Nau dos Corvos.

Não se sabe se a Autarquia tem alguma equipa especializada no assunto (como para o acompanhamento de cetáceos que dão à costa), certo, certinho é que da edilidade não se viu ninguém no local, nem mesmo a Médica Veterinária do Município, talvez ocupada com a campanha de vacinação anti-rábica.

Uma bela jornada... cuja partilha agradecemos ao colega que lá esteve e que permite ao “Veterinário precisa-se...” sublinhar a importância no envolvimento de mais Médicos Veterinários nos temas do ambiente e da biodiversidade, aliás figurados por ondas prateadas no símbolo da Ordem.

Pena que a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV) e em particular a sua satélite Sociedade Portuguesa de Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva (SPEMVP), não estejam interessadas em “estabelecer a ponte” com áreas científicas da profissão potencialmente interessantes à futura dedicação profissional de jovens Médicos Veterinários.

Foto de António José Paulino, em “Pramelhor

15 comentários:

Anónimo disse...

Tema interessante para ser "agarrado pelos MVM ribeirinhos" e começarem a formar e informar os futuros munícipes sensibilizando-os para as questões de conservação da natureza.
Não existem só os cães e gatos errantes!

Anónimo disse...

Ó clint, ouvi dizer que veterinário precisa-se na eslovénia. Agora encostado pelo sobraleco e demitido pela direcção devias ponderar voltar para lá.
Muita vaca russa sente a tua falta...

Anónimo disse...

És mesmo reles e triste ó clint... tss tss
Ah.. e frustado!

Clint disse...

1. Em bom rigor: Rússia e Eslovénia têm muito pouco de comum, para não dizer nada.

2. Frustrado? De certa forma... sobretudo com o que se vai passando na minha profissão.

3. Recordo o trabalho que espontaneamente a profissão desenvolveu na tentativa de salvar as aves marinhas atingidas pela mancha do Prestige e tenho pena que não estejamos mais envolvida numa cooperação/parceria estratégica naquilo que se refere em particular com as aves silvestres e a sua importância na preservação das espécies, da biodiversidade e do ambiente.

4. Reles e triste? Meu/Minha caro/a, simplesmente o/a convido a não passar por estas paragens... escusa de se afligir... mesmo sem ter percebido o que lhe inspira o desprezo, garanto-lhe que não perderei o sono.

Anónimo disse...

Há por aí muito TONTO a fazer poluição escrita...

Este post é pertinente...porque não hão de ser validadas novas valências na profissão?

PORQUÊ???

Entendo que é preciso mudar de actores e de atitude...parabéns CLINT...

assim ...sim!!!

Anónimo disse...

parabéns? realmente... não merece nenhuns pela forma distorcida como vê a realidade.
é um triste isso sim!

Clint disse...

Desculpe?... onde está a distorção da realidade?

Eram cagarras, pardelas, corvos marinhos, alcatrazes e falcões peregrinos, já para não falar dos mais frequentes andorinhões ou gaivotas.

Houve pessoas a perder alguns minutos ou algumas horas, a vê-los de binóculos ou telescópio...

Da profissão veterinária o único sinal foi do colega que se prestou informar o "Veterinário precisa-se..."

Por favor diga-nos onde está a distorção da realidade.

Anónimo disse...

Este gajo das duas uma ou tem óculos de batata ou tem miolos de esfregão!

Realidades distorcidas são os patos que caíram lá sem saber o que fazer, ou são marionetes mas sem capacidade de serem actores bons,ou o incompetente da orquestra não os sabe por a mexer...

Por vezes o postador ataca mas neste post foi muito sério, competente e visionário!
Os de desacordo são maus!!!!Devem ser dos que estão encolhidos,envergonhados edesacreditados...são do Clube dos que pensavam ouvir para decidir!!!mas a realidade levou-os a decidir sem ouvir!!!(só se ouviram as vozes do outro mundo...por estarem próximos!!!)

Madrugada solarenga!!!

Anónimo disse...

ÔBA..................


Então seu IGNORAS do CATANO vai ler no CM de HOJE(28-05-2009),Quinta Feira, pág19, uma notícia que nos enche de tristeza:



-Amanhã, pelas 17,30H, os FARMACEÛTICOS vão Inaugurar a SEDE da ORDEM, em LISBOA.

( o Presidente do CD, que tem VERGONHA de ser BASTONÁRIO, deve ficar pelo lanche do VIDEIRA GOLPES...GENTE SEM VERGONHA...)



QUANDO CHEGARÁ O NOSSO DIA?UMA SEDE SERÁ ASSIM UM SONHO TÃO...SONHO?!

Com os trastes que andam pelos Orgãos Directivos actuais ....nunca MAIS!!!!!

CLINT ....vamos a ELES!!!!

Anónimo disse...

clint, a sua obsessão é com:

1. ana elisa?
2. anvetem?
3. animais marinhos?

...ou um fetiche conjunto?


http://vetblock.blogspot.com/2008/11/baleia-de-peniche.html


14 de Novembro de 2008
BALEIA DE PENICHE
Deu à costa de Peniche, em avançado estado de decomposição, o que sobra de um cadáver de cetáceo, conforme anuncia o Jornal de Notícias.

Ana Elisa, que desde Outubro de 2003 desempenha funções como Médica Veterinária Municipal, “…explicou não ter memória de ter visto um animal a dar costa em tal estado de decomposição.”… e então? pergunto eu… isso quer dizer o quê? Até onde vai a memória de Ana Elisa? 2003?

Ainda segundo a mesma fonte, Ana Elisa terá adiantado que, “…o estado de putrefacção já nem sequer permite aos especialistas saber se "será mesmo uma baleia ou um cachalote"… desconheço qual a especialidade a que se refere, mas para quem esteve na conferência dedicada à Medicina Veterinária forense (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, 11 de Outubro), sabe que não será bem assim…

Aliás, sempre segundo a mesma fonte, Ana Elisa “…considera que o animal estará morto há já muito tempo…” (até eu sei disso)… até porque a edilidade “…tem uma equipa especializada no acompanhamento de casos deste género.”… em que ficamos? nem os especialistas saberão que raio de cetáceo é este ou há realmente uma equipa capaz de o fazer?

Então não é “…feito regularmente um controlo rigoroso dos animais que dão à costa.”? Calculo que a regularidade seja quando dão à costa? Ou não?

A juventude pode ser traiçoeira, mas para quem, tão desempoeiradamente, assumiu a presidência da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM) e cargo no Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), o mínimo que se exige são declarações mais cuidadas, mesmo que simplesmente proferidas na qualidade de Médico Veterinário Municipal.

Anónimo disse...

O CLINT é obssessionado por causas justas...


Não atura o golpismo de uns e muito menos de outros...


Boa CLINT ....continua com esse olhar crítico!!!!

Anónimo disse...

mesmo que simplesmente proferidas na qualidade de Médico Veterinário Municipal????
VocÊs são todos os mesmos tristes.. nada fazem e contra os que fazem querem arranjar merdinhas.
Ide trabalhar e façam algo de útil em vez de boquinhas tristes.
Que interesse tem este post, além de mostrar o fundo de garrafa do clint que converteu a sua visão abrangente num triste e lamentável periscópio aos MVMs.
Vejam que em 5 anos (2003-2008) só colocou 2 posts sobre MVMs, mas agora é o tema que mais gosta. PorquÊ? porque por trás esconde uma visão deturpada, retrógada e vergonhosa dos veterinários que tenta se mostrar superior.
Estiveste em Peniche a fazer o quê também? há procura de uma lagosta de Leste? hehehehehe
Coloquei aqui a minha opinião sobre ti

Clint disse...

Só dois? O meu amigo contou-os bem?
Quer apostar que são mais?

E contou as alusões a outros sectores da profissão?

...o interesse deste post está à vista.

"...
Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente e havemos vencer!

Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica
E eu tenho mais que fazer...
..."

Sobre si não tenho opinião.

Anónimo disse...

Caríssimo CLINT
Acompanho regularmente as suas opiniões porque concordo com as generalidades dos seus postados, mas começam a ser desinteressantes porque Você tem dias em que a Vaidade toma conta de si e torna-se um escrito enfadonho de coisas menores. É claro que é apenas e tão só a minha opinião vale o que vale
Vertic@lvet

Anónimo disse...

Este Clint se não fosse tão presunçoso, até a sua "cultura acima da média" lhe podia servir para alguma coisa. Assim não.

Olha, mete mas é essa tua cultura no olho ao fundo das costas...