3 de setembro de 2004

METE-ME CÁ UMA RAIVA…

Um caso de raiva num cachorro está a deixar a França em polvorosa… é que o animal (este aqui)

terá "pregado" algumas dentadas e distribuído outras tantas mordidelas, supondo-se que as mesmas tenham tido consequências graves para as vítimas.
O alerta do Director-Geral de Saúde francês dirige-se a todos os potenciais "mordidos", pois que o animal andou com o dono por diversos festivais de verão do sudoeste de França e sabe-se lá quantas vezes terá feito o gosto ao dente… ainda por cima numa população deslocalizada, implicando aspectos de natureza epidemiológica muito interessantes, bom… não na óptica dos mordidos.
É que Gilles Brucker, Director-Geral do Instituto de Vigilância Sanitária francês, declarou que a raiva é "…a única doença infecciosa mortal a 100%...", ainda bem, pois que se fosse mortal aí a uns 80% não seria caso para tanta preocupação...
Como o caso envolve uma população desconhecida e potencialmente incluindo estrangeiros, o alerta foi já generalizado pela Comissão Europeia a todos os Estados Membros… atenção portugueses! Quem foi até França a algum dos festivais de verão (Périgueux - 5/8; Miramont de Guyenne - 7 a 8/8 e Libourne - 12 a 14/8) e ainda não esqueceu aquela ferradela irritante do cão do vizinho…
DIRIJA-SE RAPIDAMENTE AO CENTRO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E INFORME AS AUTORIDADES!
Aqui fica o nosso contributo!
Para a gravidade do caso parece que pouca foi a publicitação dada… o que dizem as Autoridades sobre o caso? Uma espreitadela ao site do Ministério da Agricultura, do Office International des Epizooties, da Comissão Europeia e da Autoridade francesa é esclarecedora…
notícias só nas "páginas" da Comissão e do Instituto de Vigilância Sanitária Francesa… e o que dizem os profissionais? Bom a Ordem dos Médicos Veterinários, nada… a Federação dos Veterinários da Europa, também não…

Mas a história não acaba aqui! O animal em causa foi importado irregularmente de Marrocos em Julho passado, facto que levanta, uma vez mais, a questão pertinente dos passaportes de animais de companhia (designadamente cães e gatos).
Alguém conhece o passaporte português? O Veterinário Precisa-se… não! Nem tão pouco o modelo a utilizar em toda a União Europeia! O que pensam os Médicos Veterinários dessa questão? Aceitam-se sugestões, opiniões e palpites!
O que pensam as Autoridades portuguesas sobre o tema? Desconheço! Tanta falta de iniciativa mete-me cá uma raiva...

Sem comentários: