3 de setembro de 2004

VETERINÁRIOS ANÓNIMOS

Só por brincadeira se poderia pensar tratar-se de uma analogia com os alcoólicos anónimos… de facto a natureza anónima dos alcoólicos visará salvaguardar o ostracismo social, constituindo também fundamento espiritual da auto-estima e do respeito por princípios.
Não tememos o ostracismo, embora nos pautemos por princípios, afinal nem estamos em Atenas, nem sujeitos à "assembleia do povo", nem tão pouco abdicamos do direito à crítica… séria, honesta e responsável e isso não é solúvel no anonimato.
O poder dos argumentos vale mais do que as individualidades que os esgrimam, embora por cá nem sempre assim seja e muitas vezes a exposição dos argumentos começa por: não sou eu que o digo, mas sim Beltrano…
Não que o anonimato deste blog seja motivado por esse tipo de pudor, de facto não… ele é produzido por anónimos, nada intelectuais ou aristocráticos… apenas cidadãos e profissionais atentos às questões que os afligem dia-a-dia.
Não confundimos o direito à crítica com a injúria ou a ofensa, e essa é objectivamente uma fronteira que estabelecemos, sem grande dificuldade, não sentindo sequer necessidade de a impor… esse é um princípio básico pelo qual nos pautamos, fluindo, por isso, intuitivamente.
Faz parte daquela fronteira um outro valor: o da verdade, do fundamentado… mais do que firmes convicções (essas também existem), os argumentos assentam na verdade dos factos ou são sustentados pelos dados e essa verdade vale mais que o anonimato, direi mesmo que está muito acima dele e por isso, muito para além das "individualidades" que defendem esta ou aquela perspectiva das coisas.
Nem por isso a crítica deixa de ser mordaz, porque irónica ou jocosa, bem-humorada, valorizada por esse destaque e nesta perspectiva por vezes satírica, mas nunca ofensiva, em transgressão ou difamatória.
Infelizmente também não é o anonimato que nos põe a salvo das angústias e ansiedades que os temas que abordam suscitam, mas a forma responsável como os encaramos.
Não é uma intervenção clandestina, embora resista contra alguns poderes instalados, mas nem por isso sugere qualquer promessa de futura quebra do anonimato, ainda que contrariando esses "poderes".
Mesmo correndo o risco de injustificado, o anonimato continuará a ser o condimento deste blog, mas sempre responsável, verdadeiro, bem-humorado e não ofensivo.
Estamos de volta.

Sem comentários: