8 de setembro de 2004

VETERINÁRIO PRECISA-SE

Para exterminação de praga de carraças...
A notícia que há dias subiu ao ecrã da televisão (pelo óculo da TVI, salvo erro), não seria digna desse destaque, mesmo considerando o insólito da circunstância: associado à morte de dois cachorros, umas dezenas de carrapatos "emigrou" para outras paragens, naturalmente em busca de um novo senhorio...

É uma daquelas notícias que geralmente ocorre na emissão dos "tele-regionais", com um impacto não desprezível, a esse nível, exactamente por falar e mostrar, de pessoas e locais "bem conhecidos".
Também, por este motivo, se esperaria que a notícia abordasse duas perspectivas interessantes: os aspectos técnicos decorrentes do Bem-Estar Animal, já que a morte dos canídeos pareceu estar associada a negligência grosseira dos donos e as consequências que poderiam ocorrer no domínio da Saúde Pública.
Esperava-se que o jornalista recorresse ao douto parecer do Médico Veterinário Municipal. Na verdade quem melhor estaria em condições de tecer considerações sobre os aspectos de Bem-Estar Animal e de Saúde Pública? Não temos a mínima dúvida: a Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia!
Mas não... ao jornalista só lhe terá ocorrido pedir a opinião do Delegado de Saúde, que por sinal se encontrava de férias (não se sabe se o jornalista terá solicitado a presença do substituto).

Ficamos na incerteza sobre o papel do Médico Veterinário Municipal.
Será que o canal televisivo em causa desconhece a existência desta Autoridade? Se for este o caso caberia à Autarquia colmatar essa falha e até mesmo à Ordem profissional emitir reparo ou de qualquer modo desenvolver iniciativa nesse sentido.
Não sabemos o que aconteceu! Alguém nos pode esclarecer?
Será que não foi sequer considerado o eventual recurso à Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia? Mesmo sabendo-se da sua existência? A ser assim o caso parece ainda mais grave pois a "Autoridade" só o é em termos formais, na realidade ela não foi reconhecida. Neste caso não se justificaria igualmente uma intervenção da Edilidade e da Ordem, no sentido de repor esse reconhecimento?

Ou será que na Câmara Municipal de Cantanhede não há lugar (ou não está preenchido) de Médico Veterinário Municipal?
Também não sabemos! Alguém poderá esclarecer?

1 comentário:

Anónimo disse...

"SITE" DA CANDIDATURA DA LISTA A LIDERADA POR SAMEIRO DE SOUSA

Desde o dia 18 de Setembro do corrente ano que o "site" da candidatura da lista A ao Conselho Directivo e Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinátios, liderada por Sameiro de Sousa e Núncio Fragoso, foi colocado no espaço.

O endereço do respectivo "site" é o seguinte :

www.sameirodesousa.com