6 de setembro de 2004

NÃO ESTAMOS SÓS

Diz a National Aeronautics and Space Administration (NASA) ter descoberto uma nova classe de planetas extra-solares: rochosos do "tipo Terra", orbitando em torno de um sol e de uma dimensão do "tipo grande Terra".
"Ultrajante…" afirma Nuno Santos, astrónomo português que integra a equipa do European Southern Observatory (ESO), que em 22 de Agosto passado anunciara o mais característico daqueles planetas até hoje descoberto… atrapalharam-se os americanos por chegarem "um pouco" depois…
Não é para admirar: quem disse que, também nos meios científicos, não há ciúmes, nem invejas?
Polémicas à parte, estão de parabéns a ESO, a sua equipa e o "nosso" Nuno Santos.
O projecto de pesquisa deste tipo de planetas, semelhantes à Terra, visa a identificação de condições para a vida fora do Sistema Solar; não confundir com extra-terrestres (ET).

Aliás, a propósito de confusões, nada de baralhar com a sigla VET… não! Não se trata de Veterinários Extra-Terrestres! Embora os haja que são igualmente difíceis de encontrar: nos municípios, no local de abate (on the spot…), no momento da emissão de um certificado, da colheita de uma amostra para exame, de constatar as condições físicas de recepção de produtos alimentares.
Aposto que é mais fácil o astrónomo Nuno Santos encontrar um exo-planeta que alguns desses VET, de qualquer modo aqui fica a nossa mensagem para esses:


This plaque was launched with Pioneer 10 and 11 in 1972 and 1973 respectively. It was designed to explain to 'scientifically literate' aliens when the Pioneers were launched, who launched them, and where they came from.

Cá ficamos aguardando alguma mensagem de resposta ao nosso apelo, pois sabemos que não estamos sós…

Sem comentários: