7 de setembro de 2003

contrôle

"Parece-me que houve uma ligeira confusão entre controlo e fiscalização. Talvez fosse necessário rever estes conceitos (já estão definidos) para bem da humanidade.”

Fiscalização; verificação; regulação… Agradeço a observação, mas deste lado não há qualquer confusão, contudo, a oportuna chamada de atenção motiva três comentários… até ver:
1 – Estão bem definidos? Onde? Não é com certeza na mente do legislador que gerou (criou?) a última orgânica do MADRP… Estará assente no MADRP? Não se vislumbra! Nalgum outro sítio? Talvez na OMV… Acho que não! Uma viagem por essas paragens, no espaço virtual, é infrutífera e frustrante! Concluo, pois, que o assunto não seja importante, pelo menos para o MADRP e para a OMV.
2 – Realmente há diferenças… e importantes. A sua aplicação, sob o ponto de vista técnico, acarreta consequências na organização e administração dos Serviços, no planeamento e na gestão das acções. Tão diferentes quanto o reactivo e o proactivo; a correcção e a sanção; a prevenção ou eliminação e a penalização.
3 – Somente, sob o ponto de vista semântico, são exactamente a mesma coisa… sem tirar nem pôr!

Sem comentários: