20 de setembro de 2003

HOMO SAPIENS SAPIENS...HOMO

Todo o mundo sabe que a Evolução do Homem se vem processando desde há 100.000-50.000 anos e prossegue, evidentemente.
Como não podia deixar de acontecer, a sociedade humana também se foi modificando ao longo daquele tão longo período de tempo, umas vezes, talvez, em saltos mais ou menos bruscos, mas geralmente de forma gradual, até que somos chegados ao tempo actual.
Certo é que as sociedades, tal como hoje as conhecemos, são diferentes, em muitos aspectos, das que existiam há 3.000 anos e do mesmo modo as actuais serão também muito diferentes das que existirão daqui a mais 2.000 anos (por exemplo).
Antigamente os comportamentos das pessoas não se alteravam frequentemente o que terá contribuído para a manutenção das características das sociedades durante períodos dilatados. Actualmente, porém, as normas de conduta das pessoas estão sendo alteradas, ou mudadas, muito rapidamente, tão rapidamente que em muitos casos nem sequer são substituídas. De facto, a Sociedade Moderna está perante uma crise dos conceitos, princípios, valores, normas, o que põe em jogo a Autoridade e dificulta a convivência.
Mas há uma excepção...pois parece haver por toda a parte uma notável convergência no que respeita à constituição da família. Este facto, cremos, não deixará de ter consequências muito fortes no sistema organizacional das sociedades próximo-futuras, particularmente em torno da família-nuclear .....(Não estou ironizando muito!).
Há no ar fortes sinais desta mudança só que ninguém está habilitado a predizer como serão as sociedades daqui a x anos....
Evolução nem sempre implica melhoria.... E os veterinários - uns mais, outros menos, outros nunca, credo - por certo não deixarão de dar algum contributo !!!!

Sem comentários: