13 de setembro de 2003

O EFEITO BORBOLETA

"Por um prego, perdeu-se a ferradura;
Por uma ferradura, perdeu-se o cavalo;
Por um cavalo, perdeu-se o cavaleiro;
Por um cavaleiro, perdeu-se a batalha;
Por uma batalha, perdeu-se o reino!" in "Caos"; James Gleick

Vem a "...dependência sensí­vel das condições iniciais..." a propósito da queda de uma ponte pedonal sobre o IC 24 e também pela indignação que causou o relatório do inquérito entretanto realizado.

Felizmente que o mesmo efeito, sobre os Serviços Veterinários Oficiais, nomeadamente alguns programas de Saúde Animal, não resulta na queda de ovelhas e cabras sobre um qualquer IC, caso contrário era um dilúvio de animais.

Também me irrito (a formiga de langton) com as incertezas dos relatórios e o abate precoce da responsabilidade, mas pior que isso, a ausência sequer de uma recomendação num "discurso" tão científico: ou o despacho a instaurar o inquérito ou o relatório pecam por omissão grosseira.

Mais irritante ainda são os "acidentes" que nem inquéritos merecem e um dos casos mais promissores, será o do Programa de Vacinação de Pequenos Ruminantes contra a Brucelose em Trás-os-Montes.

As taxas de animais seropositivos baixaram, simplesmente porque se deixaram de efectuar rastreios e quando estes forem retomados, tudo indica que a falta de organização, controlo e acompanhamento da campanha de vacinação irá evidenciar um enorme "caos"... Não? Faço minhas, as recomendações do Abrupto (Posted 11.9.03 16:41), ao artigo de Brian Hayes.

Garanto ainda que a designação "borboleta" e os dirigentes responsáveis pelo programa, não têm nada em comum!

Sem comentários: