23 de setembro de 2003

PARA A PRÓXIMA USEM UMA FISGA!

Os factos falam por si… digo eu! A intervenção do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) no que se refere ao cumprimento da convenção de Washington – estabelecida em 1973 – CITES (Convention on International Trade on Endagered Species of Wild Fauna and Flora) – parece tão delicada como elefante em loja de faiança: “Portugal é a grande porta de entrada na Europa rica para os animais vindos de África ou da América do Sul. Mas tanto em Portugal como no resto da Europa as apreensões de animais selvagens são ridículas.”

A permissividade, a complacência e o benefício ao infractor, a par com a inabilidade e incúria dos técnicos do ICN foram notórios no Especial Informação da RTP1 (emissão de 2003.09.22) … e como se tal não bastasse, o cúmulo da usurpação de funções de Médico Veterinário!?...

No meio de toda a panóplia de irregularidades e ilegalidades, um denominador comum: um confrangedor amadorismo.
A morte, entre outros, de duas leoas, na sequência da intervenção dos agentes do ICN, é apenas a face mais chocante da história, pois em toda a intervenção não houve o mínimo sinal de planeamento.

Por que raio de razão haveria o ICN de salvaguardar uma cuidada utilização de substâncias de uso restrito? Isso seria destoar do amadorismo denotado.

Apelo à Ministra das Finanças que mande recolher as carabinas, dardos e anestésicos e distribua fisgas aos técnicos do ICN. Será que eles vão perceber? Poupava-se no OE e o efeito prático, além de ser o mesmo, talvez salvasse a vida a alguns animais.

Sem comentários: