18 de setembro de 2003

ERRADICAÇÃO OU EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS?

Porque desapareceram os dinossauros? Um cataclismo telúrico de dimensões inimagináveis? O choque de um meteorito com a Terra?

Parece que a “tese do meteorito” satisfaz grande parte da comunidade científica, embora não exista unanimidade (graças a Deus!) e assim duas questões se colocam: onde estão as evidências fossilizadas do “desaparecimento” da vida à face da Terra? Se caiu um meteorito, onde está a cratera?
A discussão científica centrou-se na cratera de chicxulub (México), vestígio da queda de um meteorito há... 65 milhões de anos, o qual poderia ter sido o causador de uma catástrofe global, capaz de extinguir os dinossauros.
Entre defensores e opositores da “tese do meteorito” a troca de opiniões não tem sido muito satisfatória ("Público" de 2003.09.17), mas afinal a controvérsia científica poderá ser facilmente dirimida, desde que a proposta do “Veterinário precisa-se...” seja aceite. É muito simples!

O assunto deverá ser agendado para a próxima reunião de Directores de Serviço de Veterinária, a propósito dos programas de erradicação.
Afinal a extinção dos dinossauros não difere muito dos programas de erradicação das doenças dos animais, na Lusitânia, pois que em vez de erradicar doenças, tem erradicado os efectivos pecuários!
Tenho a certeza que a Direcção-Geral de Veterinária mandará imediatamente fixar em legislação a data oficial da extinção dos dinossauros na Terra e deixa de haver dúvidas, passa a ser oficial!

Pode ser até que, com um bocadinho de sorte, alguém, daqui por 65 milhões de anos (mais coisa, menos coisa), venha a descobrir os fósseis dos últimos espécimens do armentio pecuário, no que então corresponder ao actual território nacional... enfim, crateras com a mesma idade talvez não se encontrem, mas uma enorme concentração de irídio será com certeza descoberta no local onde habitualmente decorrem as aludidas reuniões.

Sem comentários: